Páginas

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Feriadão

"Ah, que maravilha... feriado numa sexta-feira é uma maravilha. Poder viajar, ficar mais tempo em casa com família e amigos, pôr leituras em dia, fazer o que não se faz normalmente... esse feriado veio muito a calhar e em algumas cidades dia 20/11 também é feriado, numa quarta-feira, quer coisa melhor?"
Muita gente está pensando dessa maneira agora, mas o que parece ser uma maravilha é um grande problema. Problema? Sim, pois alguns setores da economia não faturam como deveriam e outros simplesmente não faturam; levando em conta que se um funcionário trabalhar durante o feriado, o patrão deve pagar 100% de hora extra referente às horas trabalhadas. De acordo com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), trabalhos aos domingos e feriados nacionais, religiosos ou cíveis, são vedados e apenas alguns setores têm autorização para manter as atividades, trabalhar é tão importante quanto descansar... porém... descansar tanto custa muito caro para a economia. Desde o ano passado já se previa um aumento não na produtividade ou lucro, mas sim do déficit econômico. Procurei durante um bom tempo algum site que visse com bons olhos a quantidade de feriados/enforcamentos que temos... todos, em todas as regiões do Brasil, foram categóricos quanto ao dano que isso causa  à economia. Há países com proporções semelhantes às do Brasil quanto a quantidade de feriados nacionais, mas não fica claro sobre os "enforcamentos" que são dias úteis onde boa parte da população não trabalha nem estuda. Estuda? Sim, nossos alunos já não estudam nos feriados e os enforcamentos se estendem às escolas de nível fundamental, médio e superior.
O texto pode estar cansativo, mas não mais do que a luta entre as associações de comércio com governos sobre a quantidade de feriados e consequência dos mesmo.
Até a próxima!


Fontes consultadas em 15/11/2013:

http://portal.mte.gov.br/imprensa/legislacao-proibe-o-trabalho-em-feriado.htm
http://www.meionorte.com/noticias/economia/excesso-de-feriados-fara-brasil-perder-o-equivalente-a-r-166-bi-188814.html
http://g1.globo.com/platb/thaisheredia/2013/11/11/semana-mais-curta-traz-previa-do-pib-para-setembro/
https://sites.google.com/site/feriadosnobrasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê-nos a sua opinião