Existe diferença entre Feminismo e Femismo?

Depois de algum tempo vendo essa palavra, fui investigar um pouco sobre o termo Femismo. Algumas considerações devem ser feitas desde já: (i) não sou sociólogo, psicólogo, feminista militante, sexólogo, nem coisa parecida; (ii) este blog tem o foco na semântica, inevitavelmente teremos que discutir como determinados grupos entendem certas palavras, mas aqui leva-se em conta, principalmente, o que está registrado nas principais gramáticas e nos principais dicionários.


Dito isto, o dicionário Houaiss dá a seguinte definição de Feminismo:
Feminismo (Datação: 1905)
 n substantivo masculino
1. Doutrina que preconiza o aprimoramento e a ampliação do papel e dos direitos das mulheres na sociedade.
2. Derivação: por metonímia. Movimento que milita neste sentido.
3. Derivação: por extensão de sentido. Teoria que sustenta a igualdade política, social e econômica de ambos os sexos.
4. Derivação: por metonímia. Atividade organizada em favor dos direitos e interesses das mulheres.
5. Interesse do homem pela mulher; atração.
6. Rubrica: medicina. Estatística: pouco usado. Presença de caracteres femininos no homem.

Não há nenhuma menção a Femismo, pois essa palavra ainda é muito jovem, menos de 16 anos de uso. Não é o fato de estar ou não no dicionário que a palavra não exista, “menas”, por exemplo, existe, mas é considerado erro e não está no dicionário. Primeiro a palavra aparece, é amplamente utilizada, e, então, é dicionarizada.

Segundo a primeira entrada do termo Femismo no Dicionário inFormal:
1. Femismo
Significado de Femismo Por Dicionário inFormal (SP) em 10-10-2013    
Inverso de machismo, ou seja, ideia de mulher superior ao homem. A criação e o uso da palavra "femismo" supõe-se que foi uma forma encontrada pelas feministas para denominar os preconceitos ao sexo masculino praticados por outras feministas dentro do movimento social feminista.
“Muitas pessoas criticam o feminismo dizendo se tratar de um movimento oposto ao machismo que prega a superioridade da mulher!”
“Essa mulher tem teorias femistas.”

Femismo é o que a tradição chama de Neologismo (uso de novas palavras, derivadas ou formadas a partir de outras já existentes, numa mesma língua ou não). Eu prefiro chamar de Mesclagem Conceptual (Conceptual Blending). Essa mescla ocorre, numa explicação muito simples, na substituição do elemento “mach-”, e toda sua carga semântica relacionada a “macho, másculo, viril, opressor”, pelo elemento “fem-”, ativando os frames relativos à “mulher de atitude”. Enquanto as palavras Machismo e Femismo têm foco em macho e fêmea, respectivamente, Feminismo tem foco no feminino.
Parece-me que há uma ala mais radical dentro do movimento feminista pregando a superioridade da mulher sobre o homem, com argumentos semelhantes, e igualmente falhos, aos do machismo.

Então, qual é a diferença entre Feminismo e Femismo?
Resposta: O radical empregado.

Em termos construcionais, temos [-ismo] como base, e o elemento à esquerda podendo ser cambiável por [femin-], [fem-] e [mach-]. O sufixo não tem sua acepção ligada a outra coisa senão ideologia, e o elemento adjungido determina a ideologia pretendida.

Pensando assim, o termo Feminazi pode ser associado a Feminismo ou a Femismo, já que a diferença grafemática entre os compostos com [femin-] e [fem-] é muito tênue. Se o sufixo é [-nazi], ativando os frames de nazismo, se vier de Feminismo, tem sua formação [femin-] + [-nazi] = [feminazi], se vier de Femismo, então o processo de formação é [fem-] + [-i-] (vogal de ligação) + [-nazi] = [feminazi]. Parece que o termo foi cunhado no início dos anos 1990, advindo de Feminismo, mas, na época, não havia o termo Femismo. Feminazi é, então, o termo equivalente a Femismo, feito para ser pejorativo.

Reservo-me o direito de apenas dizer que Feministo é uma outra mesclagem, tem sentido pejorativo, e compara o [-a] do [-ista] agentivo com o morfema do gênero feminino [-a]; assim feminista seria para mulheres e feministo seria para homens. A Tradição não reconhece a palavra feministo, da mesma forma que não reconhece dentistoeletrecistopianisto, etc...

Obrigado e boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê-nos a sua opinião

Postagens populares